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Arquitetos: Ürobrous_studiolab
- Área: 530 m²
- Ano: 2022
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Fotografias:Yi-Hsien Lee and Associates YHLAA
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Fabricantes: China Steel Corporation, Chung Yeh Paint , TGI CORP. , YMOS Company
Descrição enviada pela equipe de projeto. QUAN está localizada na Zona Industrial de Sanchongdingkan, Taiwan. É uma típica casa comumente vista na região. Ela compartilha as mesmas formas arquitetônicas desreguladas do entorno, como a cobertura de ferro e a construção ilegal. A pele da edificação experimentou vestígios de uso ao longo do tempo. Após o levantamento do local, descobrimos que esta área possui um contexto urbano e traços históricos únicos, o que também desencadeia a forma como localizamos a QUAN.
A antecessora da QUAN era uma fábrica de processamento e fabricação de peças para eixos de elevadores. Antigamente, a indústria de elevadores era produzida principalmente por grandes fábricas OEM. A segunda geração da transformação esperava sair das restrições das grandes fábricas. A ideia era conectar o sistema da indústria de elevadores e criar uma “loja selecionada de elevadores” que forneça aos clientes equipamentos totalmente personalizados.
Na concepção e planejamento, o espaço no terceiro andar é definido por exposições, palestras, exposições e o elevador. A indústria combina arte, design, manufatura e outras performances de ambientes multifuncionais para expandir diferentes grupos de clientes e tipos industriais. O segundo andar trata-se de uma recepção, escritório e espaço para reuniões, e o primeiro é um novo tipo de sala de armazenamento e remessa.
Durante a discussão entre a equipe de projeto e o proprietário, o conceito de “nova fábrica tipográfica” foi assumido como a desconstrução e reintegração de materiais comuns e integrados ao design contemporâneo e ao ambiente circundante. Fixamos uma grande tela, comum na agricultura, na fachada do edifício, refletindo o ambiente circundante e filtrando aqueles objetos que tiveram de ser cobertos no passado, tornando-os uma cena emoldurada.
A personalidade local do campo. A ideia era fazer com que as fábricas não sejam mais apenas fábricas, mas sim, dialoguem com o ambiente circundante, conectem lugares e criem um novo tipo de área industrial. O interior e o exterior do edifício são ligeiramente isolados com materiais finos e transparentes, criando assim dois ângulos de visão.
De dentro para fora: A malha na fachada exterior resolve o problema de privacidade das grandes janelas do chão ao teto. E o mais interessante é que, em frente à grande janela, a malha parece criar uma camada de filtros para a cena urbana da rua. A luz pode se tornar uma pintura.
De fora para dentro: A malha prateada com brilho metálico foi a escolhida para o projeto. Na fachada maior ela também transforma a antiga QUAN em uma silhueta que está vagamente escondida atrás da tela. Ela está em conformidade com o ambiente urbano envolvente. O temperamento, o cheiro e o barulho da cidade, mais o sopro do vento e o flutuar da malha, são sempre fontes. Na fachada menor, a estrutura de ferro combina com as aberturas para delimitar vãos. A segmentação de linhas verticais e horizontais ecoa os postes e fios telefônicos da rua ao lado, o que fortalece o ambiente ao redor.
O estado urbano intrincado, vigoroso e casual. O método de projeto da janela na fachada menor usa uma placa de metal para ajustar a luz no oeste. Ele também amplia a experiência visual da cena enquadrada, convida o ambiente circundante a entrar no espaço, trazendo o sabor original pertencente à área industrial de Taiwan.
O elevador experimental vai do térreo até os andares superiores, que ficam no centro da base e são envoltos por uma cortina de vidro transparente. Não há botão dentro do elevador, redefinindo a relação entre os humanos e a máquina. Cores neutras ao redor do elevador permitem que ele esteja especialmente focado no espaço. O vidro reflete o ambiente, expõe as partes do elevador e o processo vertical das pessoas que sobem e descem, exibindo produtos/espaços ao mesmo tempo.